quinta-feira, 30 de junho de 2011

REGÊNCIA!

  Existe outro princípio que rege a organização das orações. Observe:


 "[ ... ] Anísia VERBO                       COMPLEMENTO DO VERBO
                      reparou                       em mim"
                      TERMO PRINCIPAL    TERMO DEPENDENTE EM RELAÇÃO AO 
                       EM RELÇAO AO                                              VERBO                                         VERBO


  Nessa frase, o termo EM MIM depende do verbo REPARAR. Observe o que
ocorre com os com os complementos quando substituímos o verbo por outros ( OLHAR, GOSTAR, CONCORDAR ) :

  Anísia olhou PARA MIM.
  Anísia gostou DE MIM.

  Anísia concordou COMIGO.

  As alterações no complemento, nessas frases, mostram a sua relção de dependência como o verbo. A esse fato da língua da-se o nome de REGÊNCIA. Há na frase termos principais ( regentes) responsáveis pelas conexões que nos permitem transmitir e compreender seus conteúdos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário